Tempo seco: como cuidar da saúde?

tempo seco

Em tempo seco, você deve ouvir bastante a expressão “umidade relativa do ar” na previsão meteorológica dos jornais. Então, por que se fala tanto dela? Os meteorologistas dão bastante atenção a este fator, porque ele influencia diretamente na saúde do organismo humano.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade no ambiente está entre 40% e 70%. No entanto, em determinadas épocas do ano no Brasil, especialmente no calor, esse nível pode ficar bem abaixo do ideal, muitas vezes com menos de 30%.

Isso faz com que a dispersão dos gases poluentes se torne mais difícil, levando ao ressecamento das mucosas das vias aéreas e, consequentemente, deixando a pessoa vulnerável a alergias, crises de asma e infecções. Além disso, o tempo seco pode levar ao surgimento de irritações na garganta, sangramentos no nariz, entre outros.

Infelizmente, não podemos controlar o meio ambiente, mas podemos amenizar os problemas causados pela baixa umidade do ar. Confira algumas dicas para cuidado com a saúde!

Mantendo a hidratação

A primeira e mais importante é manter-se hidratado ao máximo. Beber muito líquido, como água, água de coco e sucos naturais é essencial. Caso não saiba, muitas frutas e legumes também tem essa capacidade, por isso, não se esqueça de cuidar também da alimentação.

A hidratação também vale para a pele, que tende a ficar muito ressecada nestes períodos. Use bastante loções hidratantes e óleos corporais, além de evitar banhos quentes.

Evitando exercícios físicos em horários inadequados

Não pratique exercícios físicos de 10h às 16h, pois é o horário em que o tempo costuma estar mais quente e a umidade mais baixa.

Utilizando protetor solar   

Principalmente ao sair de casa, lembre-se do protetor solar. Além de proteger contra as indesejadas queimaduras em dias de muito sol, ele é essencial para evitar o surgimento de manchas e até câncer de pele a longo prazo.

Aplicando soro fisiológico

O soro fisiológico é um ótimo aliado para a hidratação das narinas e olhos. Use-o para evitar o ressecamento das mucosas.

Cuidando do ambiente

Os cuidados com nossa casa e os lugares onde passamos a maior parte do tempo também é muito importante. Algumas dicas são:

  • colocar toalhas molhadas, bacias com água ou utilizar um umidificador de ar na hora de dormir;
  • manter a casa limpa e arejada. Afinal, o tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira. O cuidado com a limpeza de móveis como colchão, sofá, cadeiras é essencial;
  • evitar ar-condicionado;
  • priorizar aspirador de pó e pano úmido ao limpar a casa, pois vassouras podem levantar poeira;
  • não provocar queimadas.

Seguindo todos esses cuidados, sua saúde com certeza se sairá melhor no tempo seco. Portanto, lembre-se que se cuidar e ter empatia com o próximo é muito importante nestes momentos!

Por isso, compartilhe este post com seus amigos também e mostre nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *