Qual é a relação entre uma casa limpa e a saúde?

casa limpa

Chegar em casa, sentir aquele cheiro bom de limpeza, poder se sentar tranquilamente e aproveitar a família… Esses são momentos que uma casa limpa proporciona. Porém, as vantagens de manter o lar sempre assim vão além de apenas obter conforto. Afinal, isso representa também mais saúde para as pessoas que convivem com você.

Já parou para pensar na quantidade de doenças que você pode evitar limpando não somente o chão, mas também o sofá, tapetes e outros locais que acumulam sujeiras? É pensando nisso que, neste post, vamos falar sobre a relação entre um ambiente limpo e a saúde. Acompanhe!

Evita crises alérgicas 

É cada vez mais comum encontrar pessoas que possuem problemas respiratórios ligado a alguma alergia, ou à rinite e à bronquite, por exemplo. Por isso, manter a casa livre de poeira e ácaros é uma forma de evitar que os alérgicos sofram com esses problemas. 

Sendo assim, é importante tirar a poeira com uma pano úmido diariamente, o que não vai tomar muito tempo do dia. Varrer a casa com frequência e passar pano molhado em toda a casa também ajuda a diminuir o acúmulo de sujeira. 

Vale lembrar que os sofás, tapetes e carpetes também precisam ser limpos, caso sejam “esquecidos”, eles podem acumular mais sujeiras e microrganismos do que você pensa. Sempre aspire esses móveis e faça uma limpeza mais profunda com profissionais quando necessário. 

Previne doenças infecciosas 

Outra relação entre a boa saúde e uma casa limpa é o fato de que é possível prevenir doenças infecciosas por meio dela. Como exemplo, tem-se a gripe, muito comum de abril a outubro no Brasil, que são épocas de tempo mais seco e propícias ao surgimento de problemas respiratórios. 

O vírus pode espalhar facilmente pela casa e, locais em que há maior circulação de pessoas estão mais suscetíveis a “abrigar” esses seres. Desse modo, é preciso ficar atento e sempre limpar principalmente objetos de uso coletivo com álcool em gel e/ou produtos de limpeza de sua preferência que são capazes de matar bactérias, vírus e germes. 

Inibe a proliferação de insetos 

Baratas, formigas, moscas, traças e outros insetos são típicos de ambientes com grande concentração de sujeira. Esses animais são desagradáveis e também podem transmitir doenças. Por isso, esvazie as lixeiras todos os dias e procure limpar os cantos “invisíveis” da casa. 

Ajuda a relaxar e a manter a saúde mental 

Por fim, casa limpa também é sinal que você vai ficar mais tranquilo. Afinal, quando estamos em um ambiente sujo e desagradável, tendemos ao estresse e à inquietação, o que reflete diretamente no nosso humor. Além disso, ambientes desorganizados atrapalham a concentração, dificultando a execução de atividades corriqueiras ou mesmo de um bom momento em família.

Portanto, uma casa limpa ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis. Atos simples podem ser feitos diariamente ou semanalmente para que essa limpeza esteja garantida. E se precisar de uma mãozinha, há várias opções no mercado. 

O que achou desse deste conteúdo? Siga a LAVA! também no Instagram e acompanhe outras postagens da empresa!

3 comentários em “Qual é a relação entre uma casa limpa e a saúde?

  1. Pingback: 5 motivos para fazer impermeabilização de sofá - Grupo LAVA!

  2. Pingback: A limpeza de colchão é necessária? - Grupo LAVA!

  3. Pingback: Saiba como tirar manchas de tapetes e carpetes - Grupo LAVA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *