O que evitar para conservar o tapete?

conservar o tapete

Assim como seu sofá, cadeiras e até suas roupas, os tapetes também podem danificar ao longo do tempo, se um bom uso não for feito. Muitas pessoas o consideram apenas um item de decoração e se esquecem que ele também deve receber cuidados, tanto para mantê-los bonitos por mais tempo, quanto por questões de saúde. Preparamos este artigo para mostrar algumas atitudes que você deve evitar se quiser conservar o tapete. Confira!

Exposições ao sol

Tapetes não devem ser expostos ao sol por tempo prolongado, uma vez que isso pode queimar as fibras e acabar danificando o tecido. Além disso, os raios solares também são capazes de desbotar tapetes coloridos, deixando-os com aspecto de velho.

Locais úmidos

Além de provocar mofos, a umidade em tapetes também leva ao aparecimento de manchas. É um dano estético, mas também prejudicial a sua saúde. Por isso, tome cuidado ao lavar o piso e lembre-se de secá-lo bem antes de colocar o tapete, além de buscar um método de lavagem adequado de acordo com o tecido, para que ele não fique encharcado. 

Pisar com calçado

Outra atitude a evitar se quiser conservar seu tapete é pisar com calçados. Estes provocam sujeiras e manchas, mas também podem danificar sua fibra e rasgar o tecido, especialmente os saltos, que são pontiagudos. De maneira geral, evite qualquer objeto deste tipo, ou pesado, no tapete.

Limpezas caseiras

Não utilize também receitas caseiras encontradas por aí para tirar manchas, por exemplo. Muitas vezes, estes métodos mais atrapalham do que ajudam, pois espalha a sujeira, além de danificar o tecido.

Produtos inadequados

Produtos de limpeza, em geral, que não sejam próprios para uso em tapetes não devem ser usados. O ideal é procurar um profissional para fazer a limpeza.

No dia-a-dia, se necessário, use apenas sabão neutro. No entanto, foque na aspiração ou em varrer o tapete para tirar o excesso de poeira. Mas, cuidado: utilize apenas vassouras com cerdas macias, nada de cerdas duras e abrasivas.

Muito tempo sem limpar

Assim como limpar demais ou utilizar produtos errados pode atrapalhar a conservação do tapete, ficar muito tempo sem higienização também não é interessante. Então, faça limpeza periódica de tapetes com quem realmente entende do assunto.

As ações para conservar o tapete são bem simples. Evite as atitudes que listamos, adote a limpeza profissional e regular, assim, ele vai durar muito mais!

Para mais conteúdos como este, siga também nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *