6 dicas de como evitar mofo nos móveis

mofo nos móveis

Mofo nos móveis é algo comum, principalmente em épocas mais úmidas do ano. O problema desses organismos é que além de prejudicar os móveis, esteticamente e na qualidade, eles também podem causar problemas para a saúde.

Mas o mofo não surge “do nada”. Afinal, ele é um tipo de fungo que se prolifera em ambientes fechados, com temperaturas mais altas, maior umidade e baixa circulação de ar. Os locais em que eles mais aparecem são estofados, paredes, gavetas, armários e roupas.

Apesar de parecer desesperador, há formas de evita-los. Continue lendo e confira nossas dicas!

1. Equilibre a umidade do ambiente

O primeiro passo para evitar mofo nos móveis é tentar controlar a umidade. Deixe o sol entrar no ambiente ao longo do dia para isso.

2. Mantenha a casa arejada

Como os fungos se proliferam em locais fechados, é importante manter a casa bem arejada, fazendo com o ar entre e “purifique” o ambiente.

3. Espace os móveis entre si

Outra dica para evitar o mofo nos móveis é mantê-los distantes 5cm entre si e a parede para que haja circulação de ar.

4. Invista na iluminação de ambientes escuros

Em locais mais escuros, coloque lâmpadas artificiais. Além disso, deixe os armários e gavetas abertos durante um tempo para que eles recebam ar e luminosidade.

5. Busque tintas específicas

Vale ressaltar que existem tintas antimofo para as paredes. Por isso, se sua casa tem tendência a ter fungos, invista neste tipo de revestimento.

6. Sele as bordas dos móveis

Por fim, sele as bordas expostas e não expostas dos móveis com fitas próprias para isso, pois faz com que o mofo não se desenvolva devido à essas brechas.

Além disso, fique sempre atento à limpeza de banheiros e cozinha, que são locais mais úmidos e propensos ao surgimento dos fungos. O mofo nos móveis da sala também é bastante comum. Faça a limpeza regular do seu estofado, cadeiras e tapetes com um profissional e previna-se deste inconveniente!

Depois, conte para gente nos comentários se seguiu essas dicas e quais mais funcionaram com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *