Alergia à poeira: entenda as formas de prevenção

alergia à poeira

A alergia à poeira é muito comum nos brasileiros. Junto à rinite e à asma, ela está entre uma das doenças alérgicas que mais nos atingem. Isso porque, ela é causada principalmente pela reação do organismo aos ácaros, pequenos bichos que ficam em locais como colchão, tapetes, cortinas, entre outros.

Apesar de serem invisíveis para nós, há sim formas de prevenir que os ácaros estejam presentes em nossas vidas. Neste artigo, vamos abordar as formas de prevenção à alergia à poeira. Acompanhe!

Higienizar a casa regularmente

O primeiro passo para evitar alergias causadas pela poeira é mantendo a casa sempre limpa. Não é preciso fazer uma faxina todos os dias, mas é importante jogar água na parte externa, caso haja; limpar os banheiros, a cozinha e o quarto. Locais onde geralmente passamos a maior parte do tempo quando estamos em casa. 

Passar pano úmido no chão e nos móveis

Uma forma de evitar subir a poeira quando for limpar a casa é passando um pano úmido no chão e também nas superfícies. Usar apenas a vassoura ou um pano mais seco pode fazer com que a poeira se espalhe ainda mais e acabe causando reações alérgicas em você.

Manter os ambientes arejados

No inverno, principalmente, é comum passarmos a maior do tempo com as janelas fechadas para evitar aquele ventinho frio. Porém, saiba que isso é muito prejudicial para a saúde. Quando ficamos em um ambiente totalmente fechado, estamos auxiliando na proliferação de vírus, bactérias e também na retenção dos ácaros.

Por isso, é importante deixar o ambiente o maior tempo possível com circulação de ar. Além disso, evite o ar condicionado seja do carro ou do trabalho. Caso não seja possível, ao menos troque regularmente o filtro que pode acumular muitas sujidades.

Limpar colchão e outros estofados da casa

Sofás, cadeiras e colchões são móveis que utilizamos bastante, muitas vezes, é neles onde passamos a maior parte do dia. No entanto, eles podem acumular muita poeira e outros micro-organismos.

Dessa forma, a limpeza desses itens é essencial, mas sempre com a ajuda profissional. Uma vez feita de maneira incorreta, você pode expor ainda mais sua saúde.

Trocar a roupa de cama semanalmente

As roupas de cama também são precursoras da alergia à poeira, uma vez são depósito de células mortas e ácaros. Por isso, troque-as toda semana e lave com água quente na máquina.

Evitar tapetes e carpetes no quarto

Os tapetes e carpetes fazem parte da decoração de muitos lares. Entretanto, evite tê-los nos quartos, pois durante a noite, a poeira que soltam também pode provocar reação no organismo.

Usar purificador de ar

Os purificadores de ar são aparelhos capazes de remover partículas e germes que ficam no ambiente. Por isso, eles podem ser bem úteis em quartos, por exemplo. Mas eles podem aumentar os níveis de ozônio no local, sendo prejudicial à saúde. Assim, antes de comprar um, consulte o seu médico.

Neste artigo, vimos que a prevenção à alergia à poeira acontece principalmente por meio da limpeza. Desse modo, priorize sua saúde por meio de técnicas de higienização correta e sempre busque auxílio de um profissional.  

No nosso Instagram, você encontra mais dicas como estas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *