6 maneiras de aumentar a vida útil do sofá

vida útil do sofá

Temos que concordar que o sofá é um dos móveis mais cobiçados da nossa casa. Ele traz aquela sensação de conforto e ainda proporciona momentos de lazer e relaxamento. Por isso, ele merece muitos cuidados. Caso contrário, a vida útil do sofá diminui bastante e aumentam-se os estragos, fazendo com que a troca seja necessária em pouco tempo de uso.

Quer saber quais são os melhores cuidados para o seu sofá? Neste artigo, vamos dar algumas dicas. Leia!

1. Atente-se à limpeza

A primeira e uma das mais importantes dicas é relacionada ao cuidado com a limpeza. É ótimo manter o sofá limpo e querer que ele esteja impecável. Porém, ao usar os produtos errados, você pode acabar danificando o seu sofá.

Assim, nunca use produtos como multiuso, cloro, água sanitária e evite as receitas caseiras. Cada sofá possui um tecido diferente e, então, é necessário também saber o que usar em cada um.

No caso do couro, por exemplo, basta uma solução de água, sabão neutro e um pano umedecido para retirar a sujeira. Depois, lembre-se de hidrata-lo com um produto próprio para evitar os rasgos.

Já os sofás de pano são mais propensos a aparecerem manchas. Desse modo, deve-se tomar cuidado para não tentar tirar uma e acabar manchando mais ainda o tecido.  

2. Aspire o pó do sofá

Tendo em vista que você pode manchar ainda mais o sofá ao tentar limpá-lo, muitas vezes, é preciso se contentar apenas com a aspiração. Ela também auxilia no processo de conservação do sofá e impede que ele acumule excesso de sujeira, ficando com aspecto de estofado velho.

3. Evite exposição ao sol

Com o passar do tempo, o sofá pode rasgar também devido à exposição intensa ao sol. Por isso, acomode-o em um local onde não incidam raios solares durante o dia ou utilize uma cortine para proteger o ambiente.

4. Não deixe acumular água

Outra dica relacionada à limpeza é não molhar o sofá para limpá-lo e nem deixar acumular água nele. Isso pode danificar o tecido, provocar mofos e mau cheiro.

5. Chame um profissional

Para aumentar ainda mais a vida útil do sofá, é necessária uma limpeza correta. Por isso, é essencial contar com a ajuda profissional. Isso porque, serão utilizados os produtos de lavagem corretos e os métodos serão aplicados de acordo com a necessidade do seu sofá.

Além disso, um profissional ainda poderá fazer a impermeabilização do estofado, o que garante proteção contra derramamento de líquidos.

6. Reforme o sofá, se preciso

Por fim, a reforma do estofado também pode ser uma boa opção para quem não quer abrir mão do xodó. Ao reformar o móvel, você pode ainda mudar o visual do espaço e sem gastar muito.

Você deve ter percebido que opções não faltam para aumentar a vida útil do sofá, não é mesmo? Basta ter cuidado no dia-a-dia, principalmente com a limpeza. Assim, será possível contar com o seu sofá por muitos anos e ele permanecerá bastante conservado.

Ficou curioso para saber mais sobre a limpeza de estofados? Leia nosso artigo sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *